domingo, 30 de março de 2014

Livro sobre Kurt Cobain analisa trajetória do frontman do Nirvana

Jornalista norte-americano aborda o relacionamento com Courtney Love e o suicídio


A biografia Kurt Cobain, a Construção do Mito, escrita por Charles R. Cross, que acompanhou toda a trajetória do Nirvana chega ao Brasil pela editora Nova Fronteira.

O jornalista norte-americano foi uma das primeiras pessoas da imprensa a ouvir o disco Nevermind, do Nirvana, e a descobrir sobre a morte do vocalista


http://rollingstone.uol.com.br/noticia/livro-sobre-kurt-cobain-analisa-trajetoria-do-frontman-do-nirvana/

Postado por: Maria Laura



quarta-feira, 26 de março de 2014

Designer equatoriano transforma simples objetos em criativas obras de arte

Simples objetos se transformam em arte nas mãos de designer equatoriano

Transformar simples objetos como um alicate, pregos, lápis ou uma bexiga em obra de arte é o que faz o designer equatoriano Javier Pérez Estrella.
Conhecido pelo seu estilo criativo e minimalista, o artista virou notícia em todo o mundo ao usar sua imaginação para dar vida  a objetos comuns do dia a dia e transformá-las em expressivas obras. A seguir, você confere o resultado de seu trabalho…
Leia mais: http://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/designer-equatoriano-transforma-simples-objetos-em-criativas-obras-de-arte/
Postado por: Maria Laura

terça-feira, 25 de março de 2014

Bienal de São Paulo anuncia participantes da mostra de setembro

A equipe curatorial da 31.ª Bienal de São Paulo anunciou hoje, em coletiva de imprensa realizada na instituição, 32 projetos que vão compor a edição do evento, marcada para ocorrer a partir de 6 de setembro no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera. Dos criadores convidados apresentados, 9 são brasileiros, tendo como destaque as participações confirmadas do escultor Tunga, da coreógrafa Lia Rodrigues, além dos artistas nacionais Ana Lira, Armando Queiroz, Graziela Kunsch, Romy Pocztaruk, Virginia de Medeiros, do coletivo paulistano Contrafilé e da historiadora Lilian L'Abbate Kelian, da USP. De nomes internacionais da lista, muitos deles criadores desconhecidos do público brasileiro, vale destacar como veteranos o dinamarquês Asger Jorn (1914-1973), um dos fundadores do grupo CoBrA, a pintora norte-americana Jo Baer, nascida em 1929 e residente na Holanda, e o polonês Edward Krasinski (1925-2004).

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,bienal-de-sao-paulo-anuncia-participantes-da-mostra-de-setembro,1144915,0.htm

Postado por: Maria Laura

sexta-feira, 21 de março de 2014

Fotógrafo com ‘paralisia do sono’ ilustra seus medos em série fotográfica

A paralisia do sono faz com que a pessoa fique presa a um pesadelo sem conseguir se mexer ou acordar
O fotógrafo Nicolas Bruno tem sido assombrado por episódios de paralisia do sono - quando o indivíduo sente que está acordado, mas é incapaz de se mover, falar ou agir - desde os 15 anos de idade.
Enquanto sua mente está presa entre o sono e a vigília, ele é confrontado com visões aterrorizantes, como um intruso no quarto, mas é incapaz de reagir ou até mesmo gritar.
Em busca de uma maneira de lidar com o trauma, Bruno começou a escrever suas experiências e buscar inspiração para a sua fotografia. Esta série de imagens ilustra os pavores e medos do fotógrafo e expurga alguns de seus demônios.
http://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/fotografo-com-paralisia-do-sono-ilustra-seus-medos-em-serie-fotografica/
Postado por: Maria Laura

terça-feira, 18 de março de 2014

Enciclopédia escrita há 200 anos é descoberta

                    A obra escrita por Pedro José da Fonseca, membro da Academia de Ciências de Lisboa, nunca foi publicada. Foi censurada em 1823, quando a corte portuguesa já estava no Brasil. A enciclopédia apareceu em uma cópia encontrada em 2006 no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro. Ela foi levada à USP, que estava em péssimo estado e foi preciso recompo-la para começar os estudos.
                   Essa obra tem grande valor histórico pois esclarece e revela a origem de palavras e expressões dos dias atuais como: "colocar a mão no fogo", "julgamento pela provação" cuja menção remonta o Código de Hamurabi do ano 1780 antes de Cristo.
                  Amós Coelho, filólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) diz: "A enciclopédia de Fonseca é mais uma mostra de que as palavras guardam memórias do passado".


Sessão inaugural da Academia de Ciências de Lisboa, ativa até hoje, em gravura de 1779: seus arquivos guardam o original da obra de Fonseca, um de seus membros.


Tirado da: Revista VEJA, editora Abril - ediçaõ 2365 - ano 47 - nº 12 (publicação: 19 de março de 2014) (pág. 100)

Isabela Soares.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Inédito: Brasil vai receber exposição de Frida Kahlo

Esse ano o Brasil vai receber pela primeira vez uma exposição inteira dedica a Frida Kahlo.
A previsão é de que “Frida Kahlo- suas fotografias” entre em cartaz dia 17 de julho no Museu Oscar Niemeyer, localizado em Curitiba (PR).  O museu será o único a expor a mostra que conta com a curadoria de Pablo Ortiz.


Postado por: Maria Laura